O Light Steel Frame é um sistema construtivo pré-fabricado que utiliza o aço galvanizado ou aço galvalume em sua estrutura principal. Desenvolvido e utilizado principalmente nos países desenvolvidos como Estados Unidos, Canadá, Japão e países da Europa, ele vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, inicialmente utilizado em construções comerciais e agora nas construções residenciais.
No século XVII, estavam se disseminando os conceitos de praticidade, produtividade e velocidade devido à influência da Revolução Industrial, principalmente nos Estados Unidos.
No Brasil, o Steel Framing começou a surgir por volta de 1998, e hoje é um dos métodos de construção seca mais utilizada no país. Utiliza perfis de aço galvanizado combinados com painéis de cimento, placas de gesso acartonado, entre outros materiais. É um método rápido, seguro e dinâmico, resistente ao fogo e com excelente desempenho térmico e acústico, pois suas paredes possuem capacidade estrutural e possibilita também a construção de lajes secas.
O aço utilizado nas construções Light Steel Frame é considerado um material ecologicamente correto, eficiente e de soluções tecnológicas inteligentes. A aplicação dos perfis de aço galvanizado nas construção civil surge como alternativa que promete aumento da produtividade e redução dos desperdícios e impactos ambientais.
Este sistema construtivo é formado por perfis metálicos em aço galvanizado, com qualidade assegurada através de rigoroso processo de industrialização. Os perfis metálicos, interligados através de parafusos especiais autobrocantes, formam os painéis (paredes) que compõem um conjunto autoportante preparado para receber todos os esforços solicitados pela edificação.